segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Volta às aulas


Depois de um longo descanso (desde 20 de dezembro estava de férias...), hoje foi a volta às aulas lá na escola onde leciono. Ainda pela manhã, a "ficha não tinha caído" de que eu daria aula hoje... Eu continuo com a turminha que iniciei em Outubro do ano passado, só que agora eles estão na 2ª etapa (que é equivalente à antiga 1ª série do ensino fundamental).

Apesar de todas as dificuldades, consigo achar graça e manter o desejo de lecionar. Quando vejo as carinhas lindas, com aqueles sorrisos de quem está ainda trocando os dentinhos - me sinto responsável por eles, pelas suas vitórias e sobretudo sobre seus fracassos e dificuldades. Mais do que dificuldade de aprendizagem, há dificuldades sócio-econômicas: nem todas as crianças puderam ter um caderno novo ou uma mochila nova. Hoje doeu, como se fosse comigo, escutar um aluno mexer com o outro que estava usando o caderno do ano passado ainda - às vezes, as crianças são maldosas.

Nem todos meus anjinhos apareceram hoje, só 8 deles - sendo que 3 destes são novos alunos. E todos eles são uns fofos: Daniel - tem uma carinha de levado, mas bem participativo; Rodrigo - desde a entrada a mãe já foi me avisando sobre as bagunças que ele costuma fazer, mas se comportou muito bem e finalmente a Dayane - que é uma princesinha linda, com uma letrinha linda e muito carinhosa.

Outra coisa que percebi... como eles crescem rápido rs. As minhas crianças, as que estudaram comigo no ano passado, estão enormes rs. O mais bacana de continuar com eles neste ano é o carinho com que eles me recebem: abraço, beijo, mãozinha no meu cabelo, brigando para segurarem na minha mão rs... É claro que, falando da parte pedagógica, está sendo uma "barra" dar conta do conteúdo do ano passado e deste ano ao mesmo tempo. Sem contar que, nós como professores, chegamos já para dar aula - mesmo antes do planejamento escolar anual ser elaborado, o que só deve acontecer no término deste mês. Serão 3 sextas-feiras para concluí-lo - todos os professores junto com a orientadora pedagógica e direção. Só falta a escola dizer pra gente: "Se vire com seus alunos. Dentro da sala de aula, eles são seus."

Ah, já ia esquecendo... hoje saiu a nota da parte discursiva da prova para o magistério do Rio. Eu fui bem, mas não devo ter ficado entre os melhores. Fiz 41 dos 50 pontos desta prova. Passar, eu sei que passei - mas não devo ser chamada de imediato e eu espero só ser convocada no início do ano que vem. Acho que não estou pronta pra assumir 2 turmas de uma só vez e em lugares completamente diferentes. É....só aguardar cenas dos próximos capítulos...rsrsrs.

Hoje, o telefone não tocou. A minha moral deve estar baixa...rs
Ok. Não dá para ganhar todos os dias, né? rs

Inté!

Nenhum comentário: