sábado, 23 de fevereiro de 2008

Identidade


Nessa semana fui buscar a segunda via da minha identidade... segunda via é maneira de falar né, porque na verdade é a terceira identidade que eu tiro.

A primeira vez que fui tirar o documento, eu tinha quinze anos.
Como eu estava me preparando para fazer a prova para uma escola estadual de segundo grau (agora é Ensino Médio) do meu bairro, corria um boato que eu tinha que ter a identidade para fazer a prova. Tinha um amigo da família, o Zé que sempre fazia minhas vontades... um amor. Me chamava de "fia" e nessa situação se ofereceu pra me levar pra fazer o documento. Foi também o nosso último passeio juntos, pois um mês depois desse episódio - ele teve um aneurisma e faleceu. Foi bem triste, logo ele que era tão animado.

Isso em 1996, lembro que tinha que pagar 50$ pro despachante para não precisar enfrentar aquela fila toda... E a identidade eu trouxe no mesmo dia, na mesma hora... Cheguei na loja da minha mãe toda contente, já me sentindo adulta só por causa do documento... eu ainda usava meus cachinhos dourados... Acabou que para a prova mesmo nem exigiram nada, mas valeu porque eu ia precisar tirar mesmo...rs. Ainda guardo essa "primeira" como recordação na minha gaveta.

Na minha primeira identidade a foto era colada mesmo no documento e eles escreviam IFP (Instituto Félix Pacheco) pontilhado, entre a foto e o papel... Com o tempo, ela foi ficando um trapo e eu ainda caí na asneira de plastificá-la...e como a plastificação era ruim, ficou pior ainda e já não era aceita em muitos lugares...sem falar da cara de criança que eu estava na foto... decidi tirar uma segunda via.

Na época, eu tinha um namorado que também queria tirar o documento, então era mais um incentivo... Nós dois estávamos de férias, tiramos as fotos, pagamos a taxa no banco e correu tudo bem. Nesse documento a foto já era digital e acabei incluindo o número do meu CPF. Isso foi em 2005 e eu já estava na versão "progressivada" e ruiva rsrsrs.

No meio de 2007, minha identidade sumiu, evaporou, nem sei onde perdi... Passei a andar com a carteira de trabalho na bolsa...Maior micão apresentar aquela identificação daquele tamanho todo, mas não tinha jeito... Ainda mais que havia me inscrito em um monte de concurso... E fiquei 6 meses nessa vida, ninguém merece - eu pensava rs.

Agora nas minha últimas férias (janeiro/2008) tomei vergonha e resolvi tirar a minha terceira via... e dessa vez incluí o PIS também...agora ela está tinindo de nova e com dados todos completos rs. Mas a foto...vou te contar, hein... Tá parecendo que estou com uma máscara, de tão clara que ficou a foto quando a escanearam. Mas tudo bem. Importa que voltei a ser uma pessoa identificável... até perdê-la novamente. Aff....

Beijossss!


Nenhum comentário: