segunda-feira, 31 de março de 2008

Lê-los ou não lê-los, eis a questão! rsrsrs Meme!


Gente,
olhe o Meme interessante que recebi do blog Pensando entre Amigos nesta semana que passou:


tenho que indicar 5 melhores autores e um que nunca deveria ter publicado (rsrsrsrs). Eu como boa traça que sou, adorei a idéia - entretanto, devo advertí-los que minha preferência sempre tenderá aos encantos da boa literatura brasileira e da poesia. Matarei meu tempo de Espanhol Instrumental para escrever no meu cantinho (eu já nem gosto da idéia, né rs?).

Na minha estante, valem ouro:

Clarice Lispector - autora ucraniana, maravilhosa por sinal, escreveu lindas estórias que a revelavam ao mesmo tempo que possuem um ar de mistério. Seu melhor livro de contos é o Felicidade Clandestina.

Lygia Bojunga Nunes - seus contos envolvem o leitor, sem que se perceba alguma tomada de posição a favor de um ou outro personagem. É um daqueles textos que você se surpreende quando acaba de ler. O livro Tchau reúne quatro contos maravilhosos, sendo o primeiro, que entitula o livro, o melhor entre eles.

Irvin D. Yalom - escritor americano que escreve principalmente sobre Psicoterapia. Ficou conhecido por seu livro Quando Nietzsche chorou, da editora Ediouro. Entretanto, outros 2 livros, que tive a oportunidade de ler, mantiveram a boa impressão que tive a partir deste primeiro. Foram eles: O carrasco do amor e Mentiras no Divã. Para resumí-lo à você que ainda não teve oportunidade de lê-lo, o escritor escreve romances com toques de psicoterapia, sem ser chato.

Mário Quintana - poeta sem igual, que a Academia Brasileira de Letras perdeu a oportunidade de imortalizá-lo. Azar o da ABL. Não tinha a menor preocupação com a crítica à sua poesia, escrevia sem a pretensão de ser elogiado ou vaiado - escrevia por necessidade, segundo ele mesmo resumia. Era poeta das coisas simples e de sábias palavras. Para quem nunca leu sua poesia pode começar por Antologia Poética ou ainda por Mário Quintana, poesia completa, da editora Nova Aguilar.

Jostein Gaarder - conhecidíssimo por seu best seller O mundo de Sofia, o autor tende a contar suas estórias com uma dose (bem dosada) de filosofia - mesmo para os leigos. Outro livro de sua autoria muito bom é O dia do Curinga.

Um autor que não merecia ter publicado? Geralmente, eu abomino os livros de auto-ajuda - mas não me recordo de ter lido nenhum para falar mal de seu autor. Ah, acabei de me recordar de um escritor que não curto muito... me desculpem aqueles que gostam, mas um escritor que ainda não conseguiu me passar a que veio em seus escritos é Paulo Coelho... Putz, não consigo passar da primeira página. Chaaaaaaaaato.

Obrigada pela lembrança aos amigos do PEA.
Devidamente passarei o meme adiante para:

The Bernini

Sem Gorduras Trans

O avesso da Vida

A ótica de um Míope


Um beijooo

3 comentários:

Anônimo disse...

Fiz uma coisinha pra você no meu blog.

denker disse...

Boa Tarde....
o PEA veio trazer boas noticias...
Recebemos o Selo "Blogs que sabem comentar" e resolvemos reparti-lo com seu blog....
o link é:
http://pensandoentreamigos.blogspot.com/2008/04/selo-blogs-que-sabem-comentar.html
ou pegue pelo titulo la no blog...

Parabens!!!

Pensando Entre Amigos

Tata - A Moderninha disse...

Caraca eu adorei o que vc escreveu!!!

Os que eu selecionei foram mais autores da linha auto-ajuda (minha leitura nos ultimos tempos)...

beijo enorem